sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atividade de portugues


Pedido de um soldado.
Era a 1º guerra mundial. Eu era um soldado americano com 32 anos. Estava parado, vivendo em um buraco no meio de cadáveres, lama e comida podre. A agonia era grande. Durante anos ouvia tiros e bombas explodindo muito perto de mim. O pior de tudo é que não dava para saber quando tudo isso terminaria. As horas iam demorando. Eram dias de sofrimento.

As trincheiras já estavam cheias de homens mortos. As coisas ao passar das horas, não eram as mesmas. Tudo na hora mudava de forma e nada estava tendo sentido. De longe víamos algo estranho no céu. Só depois soube que se tratava do novo avião bi-planador Albatros D.III. Percebi que do meu lado meus colegas tinham sido atingidos por uma granada. O barulho foi tão forte que atingiu a minha visão, via imagens distorcidas. Fiquei tanto, quase cego.

Os dias já estavam sendo como se fossem os últimos. O meu corpo já não aguentava mais. Minha cabeça, psicologicamente, já não era como antes. Decidi pedir o afastamento e ir para casa . Eu tinha que ir ver minha mulher e o meu filho de 6 anos.

Meu superior quando escutou meu pedido se enfureceu com a ideia. Falou que isso era impossível de fazer porque não aceitavam desertores e que talvez a guerra não durasse muito. Sabia que não daria de mandar um soldado para casa na hora que mais faria falta.

No dia 11 de novembro de 1918 os americanos invadem ______ e tiram o império da União Soviética. Com isso o meu pedido é realizado. Volto para casa e, parra mim mesmo, peço a Deus para que não haja mais guerras, pois não desejo que ninguém tenha que passar o que eu vivi naquela cidade alemã.

2 comentários:

  1. Parabéns Rodolfo!
    Seu texto ficou muito bom.
    Continue dessa forma!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto. Você soube equilibrar a realidade com ficçao. Apenas faltou a localização do espaço, ou seja, em que trincheira a história aconteceu.

    ResponderExcluir